Como fazer seu filho obedecer

NÃO FAÇA COMPARAÇÕES!

 A pior coisa é fazer comparações com os amigos do seu filho(a). Não faça isto!

Muitas vezes, a mãe utiliza comparações para convencer o filho a fazer uma determinada coisa:

“_  A Maria come tudo, e você, vai comer também?”

“_ Ah… o João não faz isso… ele obedece à mãe dele… “

E assim por diante…

Como amigo do nosso filho, ele conhece os defeitos da pessoa que está sendo comparada com ele, isto deixa seu filho muito magoado. Comparações deste tipo traz sentimentos negativos para o coração do seu filho, além do mais, pode fazer com que seu filho fique com raiva do amigo que está sendo elogiado por sua mãe, principalmente, por ele conhecer os defeitos do amigo.

Se for usar comparações, faça de forma positiva, por exemplo:

Minha filha começou a comer maçã com casca depois que assistiu ao filme da Branca de Neve. Agora, não preciso mais descascar e cortar a maçã, ela a come inteira.

Quando minha filha não quer comer, basta assistir a um desenho em que seu personagem favorito está comendo, então, ela começa a comer imediatamente, e come tudo!

NÃO INVENTE COISAS IRREAIS!

 “Vamos dormir senão o monstro vai te pegar”… coisas deste tipo…

 “Vamos cortar a unha para tirar os bichinhos da unha!”

Eu costuma ouvir isto quando era criança, depois eu esticava os braços para ficar distante dos dedos das mãos… como se isto fosse possível… he he he…

porque sentia nojo dos meus dedos…

Minha filha fica quietinha na hora de cortar as unhas, pois eu a faço limpar as unhas das bonecas também, desta forma, ela sabe que é a vez dela para ficar com as unhas bonitas.

NÃO COLOQUE MEDO NA CRIANÇA!

 

“Se você não ficar quieto, o médico vai dar injeção em você!”

“Se você não obedecer, o professor vai colocar você de castigo!”

“Se você não obedecer, você vai ver o que vai acontecer quando seu pai chegar em casa!”

Assim, a chegada do pai em casa não será uma alegria, mas motivo para medo. O filho não aprenderá a esperar o pai com alegria, nem aprenderá a fazer uma boa recepção para seu pai, como abraça-lo, dar um beijo, pedir a benção, dizer que o ama, etc.

Assim, o filho vai aprender a ter medo de médicos, raiva do professor… logo poderá começar a chorar para não ir ao consultório médico e à escola… e foi a própria mãe quem criou este trauma… já pensou nisto?

 Fale a verdade! Esclareça os fatos e ajude seu filho a compreender as coisas e ganhar maturidade. Se preciso for, brinque com ele, torne cada situação divertida e prazerosa!

 A CRIANÇA TEM GRANDE IMAGINAÇÃO – procure aproveitar a sua imaginação para fazê-la cumprir suas tarefas e obedecer:

 – tomar banho pode ser um grande banho de cachoeira.

– a criança permanecerá na cama para ser trocada após o banho, se a cama for uma ilha e o chão o rio cheio de jacarés.

– a criança se prontificará a colocar a roupa e pentear o cabelo se ela tiver que se preparar/vestir para uma grande aventura na selva, para o baile da princesa e similares.

– a criança correrá para o quarto na hora de dormir se for envolvida com uma estória e acreditar que estão sendo perseguidos e o refúgio é a sua cama.

– a criança ficará parada para tirar Raio X se a mãe gritar: “estátua!”. Ou ainda: “vamos contar até três, quero ver se você consegue ficar parado!”

– a criança reagirá de forma natural com os procedimentos médicos (consultas, injeções, remédios) se aprender a brincar de médico também. Nas lojas de R$1,99 você encontrará estetoscópio e outros apetrechos que o médico usa. Incentive seu filho a brincar de médico. Faça seu filho contar até cinco para vir correndo tomar o remédio ou a vitamina, assim, este ato será encarado como brincadeira divertida.

 A criança gosta de colaborar, de mexer nas coisas, de se sentir útil.

Experimente pedir que seu filho a ajude a colocar a mesa, brincar com panelinhas enquanto você está preparando o almoço, entre outros.

USE SUA IMAGINAÇÃO!

Lembre-se: A criança possui imaginação e gosta de brincar o tempo todo. Desta forma, apenas ordens secas podem transformar seus afazeres em torturas. Saiba lidar com seu filho com alegria e sabedoria! Tenha paciência, faça de suas tarefas de mãe um prazer, NUNCA PENSE QUE VOCÊ ESTÁ PERDENDO TEMPO quando estiver cuidando do seu filho. Muitas vezes, ficamos bravas porque queremos que nossos filhos obedeçam como se mandássemos em um robô, ficamos bravas porque queremos voltar logo aos nossos afazeres e nos esquecemos que SOMOS MÃES e não podemos ser EGOÍSTAS, precisamos cuidar de nossos filhos, ELES DEPENDEM DE NÓS!

MANDAR NOS FILHOS

 Os pais não mandam nos filhos, ORIENTAM os filhos! Há uma grande diferença!

Não somos DONOS dos nossos filhos, somo PAIS, isto é bem diferente!

Não somos a mesma pessoa, apesar do grande laço consangüíneo e de amor que existe.

Por isto, lembre-se:

– seus sonhos podem não ser os sonhos do seu filho.

– a sua forma de pensar é diferente da forma de pensar do seu filho.

Você já percebeu que a MESMA comida é sentida de forma diferente por cada pessoa? O mesmo chuchu é saboreado por uma pessoa e detestado por outra. Incrível não? Isto prova que possuímos percepção diferente sobre as mesmas coisas.

Por isto, oriente sempre o seu filho, mostre as opções, mas respeite seu gosto e sua decisão. Caso você não concorde com suas escolhas, por verificar com sua experiência que suas escolhas não estão sendo boas, procure apresentar caminhos com seus resultados de modo a permitir que ele avalie a situação de forma real e madura e… ORE por seu filho de modo que Deus o ilumine a discernir o certo do errado.

(Estarei escrevendo um texto com dicas importantes sobre instruções para ajudar nossos filhos a escolherem uma profissão, passarem pelo vestibular, como escolher uma faculdade, etc.)

 

 

 

2 Comentários to “Como fazer seu filho obedecer”

Deixe um comentário